Cursos Online!!

Da onde vem os nomes dos esmaltes?

Olá!!

Já repararam que cada coleção aparece um nome diferente para os esmaltes? Ou que sempre tem um nome feminino? rs Mas daonde vem esses nomes? Vamos dar uma olhada na matéria abaixo (:



Segundo o gerente de produtos da Impala, Victor Munhoz, os nomes dos esmaltes é uma combinação entre significado e cor. "Unimos a parte principal do conceito da coleção que estamos lançando com a cor de cada esmalte". Na Impala, por exemplo, os nomes são escolhidos de acordo com o conceito que a coleção quer passar para a consumidora. "Na ‘Divas’ fizemos uma pesquisa e selecionamos uma série de possíveis nomes. Depois foi feita uma triagem e excluímos aqueles que não combinavam com as cores". O resultado dessa experiência foram as 12 tonalidades, com nomes como Marylin, Jackie, Madonna, Jane, Audrey, Catherine, Brigitte, Sophia, Nicole, Charlotte, Gilda e Gisele.
Victor acredita ainda que, mesmo os nomes sendo cuidadosamente escolhidos, a cor é quem manda. "A mulher busca o esmalte pela cor. O nome ajuda muito, mas a atração é primeiramente pela cor." Por ano, a Impala lança no mercado, em média, 60 nomes diferentes de esmaltes. E são necessários pelo menos 8 meses de trabalho para o desenvolvimento de uma coleção.




A Big Universo também tenta combinar nomes e cores. A razão social da empresa surgiu por conta da paixão arrebatadora de Gilmar Leite Siqueira - dono e químico responsável pela marca - pelo universo. O sentimento foi parar nos nomes dos esmaltes, que também possuem referências astronômicas.
Clarissa Ezaki, gerente comercial da Orion Cosméticos, responsável pela distribuição dos esmaltes da Big Universo, conta que, antigamente, os nomes dos produtos eram escolhidos de acordo com a cor original. "Logo que começamos, procurávamos ligar as cores com algum elemento do universo. Por exemplo, a ‘Estrela de Antares’ tem uma cor avermelhada, então demos esse nome a um esmalte da cor vermelha".
Atualmente, Clarissa afirma que está cada vez mais difícil manter o programa inicial para a escolha dos nomes. "Agora, com 128 cores, não estamos mais conseguindo ligar o nome com a cor verdadeira, então vamos com o que achamos que combina melhor".
Mas o conceito da Big Universo continua o mesmo: colocar nomes do universo nos esmaltes. "Queremos, cada mês lançar uma cor nova, mas, com isso, fica cada vez mais difícil manter o perfil da marca", se diverte.
Mas, às vezes, a empresa recorre a algum outro elemento da natureza. "O ‘Aqua’, por exemplo, queríamos chamá-lo de ‘Poseidon’, por conta do Deus dos Mares, na mitologia grega, mas achamos o nome muito forte para a cor, então optamos por ‘Aqua’", conta. "Quanto não temos mais opções no universo, o jeito é apelar para a natureza".

Na Colorama, para os aproximadamente 30 nomes lançados por ano, o processo não é diferente dos outros. "Acompanhamos junto com nossos escritórios de Nova York e Paris as tendências de moda que estão nas passarelas e desenvolvemos as cores e o tema-conceito da campanha. E é em torno desse tema que giram os nomes dos esmaltes", afirma Adriana Garcia, Gerente de Produto de marca.
O "Rosa Chiclete", por exemplo, surgiu carregado de significado. "É um nome feminino, jovem e com uma dose suave de irreverência. Combina perfeitamente com a cor vibrante e ousada do esmalte", afirma. Além disso, podemos citar a cor "Absinto", um verde claro que remete à cor da bebida alcoólica e o "Arranha-Céu", que, segundo Adriana, foi "um nome que surgiu quase de imediato quando olhamos a cor, um cinza urbano e moderno".
Segundo ela a cor não influencia na hora da escolha, mas, com certeza, traz um ar mais charmoso e interessante ao mundo dos esmaltes. "Para a mulher brasileira, o esmalte é um acessório fundamental e, muitas vezes, a escolha da cor está relacionada com seu estado de espírito", afirma.
"A cor ‘Batom Vermelho’, por exemplo, a linha Única Camada, representa bem a busca pelo tom vermelho sedutor, assim como a ousadia de uma cor mais vibrante e arrojada é perfeitamente traduzida no nome ‘Atrevida’. Imagine que sem graça seria se no mundo colorido e divertido dos esmaltes, os nomes se limitassem a vermelho 1, 2, 3, 4...", brinca.

Mel Girão, diretora Executiva de Marketing da Risqué, afirma que o processo para o desenvolvimento dos esmaltes da marca não foge à regra. "Os nomes das cores são escolhidos de acordo com o conceito desenvolvido para a coleção ou edição que está sendo trabalhada".
Segundo ela, para a criação de cada coleção da Risqué é desenvolvida uma pesquisa minuciosa sobre história, costumes, hábitos e tendências da moda nacional e internacional. "Os nomes dos esmaltes da Coleção Outono/Inverno 2010 Risqué Jóias Místicas, por exemplo, foram inspirados na beleza existente nas diferenças, representada nessa coleção pelo fosco e o lapidado". O resultado pode ser visto nos foscos Pedra Granada, Lápis Azul e Topázio Púrpura, além dos brilhantes Diamante Roxo, Citrino Nude e Turmalina.



9 comentários:

Unhas pintadas e cia disse...

Ahhhhh muito legal o post!
Adoreiiiii saber mais de onde veio os nomes =)
muito legal =)

Beijoooo
Monique

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Tem sorteio bem simples lá no blog quero te ver lá participando heim =)

Rafaela Sehnem disse...

muito interessante mesmo não é Monique? :D Mil beijos querida!

Aline disse...

Adorei o post!! O nome dos esmaltes dá todo um charme as cores.
Beijos!!!

www.esmaltequeuso.blogspot.com

Anônimo disse...

A.D.O.R.E.I o post
eu nunca tinha pensado nem reparado nos nomes x cores de esmaltes .. vo agora mesmo pegar meus vidrinhos e ver se as cores e nomes combinam *-*

Beijinhus

Letícia Marquitti disse...

Bem interresante seu post,é muito bom saber como são desenvolvidos os nomes dos nossos queridinhos! Beijos



http://puroluxoesmaltes.blogspot.com

Flavia disse...

Interessante!!

Mandy Bergamaschi disse...

Muito legal!
Mas fala sério, tem nome que não tem um porque, parece que eles jogam o nome lá e pronto...
Beijos flor

Unhas Superpoderosas =^.^= disse...

Adorei essa matéria nunca imaginei que o nome do esmalte tinha tanto desenvolvimento por trás ;)

Parabéns

Thaty
unhassuperpoderosas.blogspot.com

Ideias Personalizadas - DIY disse...

Essa eu não sabia, interessante isso.

Bjs

Postar um comentário